terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Nome do Vento

Saudações! Não tenho me animado muito pra postar aqui, tive investindo meu tempo em outros meios, e um deles foi a literatura, sou um viciado em livros de fantasia e aqui vai uma indicação que pra mim e o Tolkien (Escritor do Senhor dos Anéis) dos últimos tempos.

O Nome do Vento é o 1º livro da trilogia A Crônica do Matador do Rei, que ainda não foi finalizada, o segundo livro está previsto para ser lançado no exterior em Março de 2011. Uma pena pois vou ter que esperar para terminar a história.

Patrick Rothfuss, o escritor dessa obra, me surpreendeu demais com o seu trabalho e aguardo ansiosamente o  desfecho da trama e se possível até um filme. O Nome do Vento não foi escrito de uma maneira "açucarada" como Harry Potter e tampouco "sensacionalista" como as aventuras de um vampiro adolescente que brilha no sol, mas de uma maneira pesada, densa e que traz à tona uma nova realidade, um novo mundo parecido com  o nosso mas com idiomas, folclore, canções e reinos distintos. Me lembra muito a maneira "Tolkiana" de te inserir em um novo universo, a narrativa como se fosse um diálogo entre amigos.

Como sempre, sem me adentrar muito no enredo, o protagonista possui um carisma sensacional, Kvothe, e possui muitas facetas: músico, mago, galã, gênio, tolo. Muito interessante a maneira como ele encara as dificuldades, seja na fartura ou na pobreza. Se você procura uma história de fantasia, mas sem exageros, onde o herói não é aquele cavaleiro de armadura dourada e sim come o pão que o diabo amassou, esse é o seu livro.

Um comentário:

Unknown disse...

É deve ser interessante mamo pelo modo que vc expõe. Quem sabe qnd eu terminar de ler "A batalha do Apocalipse" eu leio esse!^^