Pedagogo em desenvolvimento |
Esse post trata a respeito da minha jornada acadêmica atual, o ser professor, pedagogo, educador, ser algo que contribua não apenas com o PIB nacional mas que tenha um bom proveito para sociedade em si.
Pois bem sem mais delongas, não vou me estender muito, seria apenas 2 tópicos a tratar:
Educação Chinesa |
Pode parecer um tanto pleonástico, mas toda a nossa cultura precisa realmente aprender uma didática para a vida, para a educação da geração futura, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Temos uma cultura que associa estudo à punição ou a simplesmente à um trabalho não remunerado e nos esquecemos de quão fantástico é simplesmente adquirir conhecimento.
Quando eu tinha 10 anos, um dia meu pai me buscou na escola e perguntou: O que você aprendeu hoje?
E eu na minha humildade inocência respondi: Potenciação. Meu pai é formado em economia e usuário da calculadora HP, uma máquina tão mais complexa que uma calculadora científica normal onde não se é permitido operações decimais "normais".
Deu-se inicio então a uma prova oral até chegar em minha residência.
Na mesma época, recebi um castigo no qual tinha que escrever um caderno da caligrafia.
Será que esse é o caminho para estimular ao estudo.
Futuramente estava eu, como um bom nerd, jogando "Stop" ou "Adedonha" com temas um tanto alternativos como raça de cachorros ou elemento químico. Buscando um conhecimento diferenciado, mas que fora fixado por associação ao prazer do jogo. Tantos meios didáticos existem para abordar conteúdo de forma lúdica que isso merece um post exclusivo.
Ninguém precisa de uma didática punitiva, isso apenas afasta as pessoas do conhecimento, seja no meio acadêmico ou cultura popular.
2º = Relação Professor-Aluno
Antigamente, no modelo tradicional de ensino, o professor era temido ou respeitado. Temido no período da palmatória, respeitado quando era um mestre amoroso e sábio. Poucos professores envolviam-se na vida particular de um aluno para auxiliar uma melhoria em seu rendimento acadêmico. Nos dias de hoje existem vários fatores: Professor amigo dos alunos que vai pra balada, professor tirano, professor com didática fenomenal, professor que se relaciona mais que emocionalmente com alunos e etc.
Ano passado tive excelente professoras na faculdade e minha turma ajudou muito também na questão de rendimento, esse semestre tende a ser tão proveitoso quanto, tratando a respeito desse tópico, vou postar um mapa conceitual feito por duas colegas de sala.
Quando ele foi apresentado na sala de aula, achei genial. Para finalizar, vou tentar uma bolsa de estudos em um curso de didática no exterior, um intensivo de 4 meses em uma instituição irlandesa, se tudo correr bem, posteriormente terei um conteúdo mais rico a ser apresentado no blog, mais técnico e menos subjetivo.
Um abraço aos meus colegas educadores de todas as áreas de formação
2 comentários:
Olá!!
Achei Genial a sua atitude em postar essa apresentação que fizemos em sala nas primeiras semanas de aula. Muito obrigada!!
E é assim que funciona a relação professor-aluno,na base do diálogo,competência e respeito um pelo outro,na qual se forma uma sociedade escolar bem agregada.
Abs!!
Weshylla.
pow véio, dahora o post! E eu vi só agora heahheaheaahheaaeaehaehaehae
eu tô cursando uma disciplina de pedagogia agora. São temas bem diferentes aos que eu já assisti anteriormente, mas tem sido proveitoso. Vejo o quanto é difícil se formar um professor. Ninguém pode simplesmente dormir e acordar sendo um professor. É um processo. E ele é árduo! Parabéns aew pela sua escolha de carreira, que o Senhor continue a te abençoar pacas! Muito sucesso pra vc!
Abração, fica com Jesus!
Postar um comentário