quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Música 'Gospel'

Você conhece alguma "Música Gospel" ?

A Etmologia do termo "Gospel" vem do inglês tradicional "God-spell" que quer dizer Good tidings ou good news (boas novas), abreviado apenas para Gospel, em referência ao Evangelho Cristão:

Bíblia Sagrada
"E será pregado este evangelho [boas novas] do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações..."
(Mateus 24:14)

No original, a palavra vem do termo grego Ευαγγέλιο (Euaggelion), sendo que Ευ significa "bom" e αγγέλιο significa "mensagem", ou seja, "boa mensagem".




Hoje, o termo "Gospel" se tornou um tanto banalizado e "Música Gospel" popularmente é conhecido como um gênero musical para qualquer "música que fale de Deus", porém, a origem real da "Música Gospel" vem da música cristã afro norte-americana.
A musicalidade que fluia da igreja afro-americana e inspirou os corais modernos, blues, jazz e até mesmo o rock and roll.
O Gospel é caracterizado geralmente pelas letras referentes à Biblia Sagrada e a pessoa de Jesus Cristo, quanto a musicalidade varia entre os sub-gêneros:
Coral de Black Gospel
Gospel Conteporâneo: Conhecido também como "Black Gospel", poderia até dizer que é o mais popular, corais de negros animados com boas invergaduras vocais e presença musical.
Canções conhecidas como Oh Happy Day, Amazing Grace, Swing Low Swing Chariot Down by the riverside são verdadeiros hinos e bem características desse estilo e são tocados em várias igrejas ao redor do mundo em vários idiomas. Hoje existe também uma modernização na musicalidade do Gospel Conteporâneo, com samples eletrônicos e teclados. Um grande nome atual desse estilo seria o produtor Kirk Franklin.


Um trecho da canção Oh Happy Day:
"Oh Happy Day / When Jesus washed / Washed my sins away..."
[Oh Dia Feliz / Quando Jesus lavou / Lavou meus pecados]
Ilustração de um Quarteto Southern
Southern Gospel: Conhecido também como "música de quarteto", originalmente eram apenas homens fazendo quatro vozes diferentes = Tenor, Solo, Barítono e Baixo. Um nome bem característico desse estilo são os The Cathedrals e Blackwood Brothers antigamente, hoje existem vários grupos, até femininos com aparatos modernos como Point of Grace. Creio que as músicas mais famosas nessa categoria seriam as canções How Great Thou Art Joshua Fit The Battle





Partitura de Castelo Forte
Gospel Tradicional: Os hinos compostos pelos cristãos no ínicio da igreja protestante, foram adaptados a maioria para os outros sub-gêneros. O hino mais impactante seria Ein' feste Burg ist unser Gott (Castelo Forte é o nosso Deus) escrito por Martinho Lutero (1483 - 1546) no período mais intenso da reforma protestante:

"Ein feste Burg ist unser Gott / ein gute Wehr und Waffen / Er hilft uns frei aus aller Not / die uns jetzt hat betroffen."
[Castelo Forte é nosso Deus / um baluarte que nunca falha / Ele nos livra de todas as necessidades / que tem nos afetado hoje.]
Ouça o hino: Ein feste Burg ist unser Gott

Não desmereço aqui nenhum "cantor gospel" ou "ministério de louvor", mas a essência inicial da música cristã, do Gospel, não era um novo hobby ou um mercado lucrativo. Atualmente, infelizmente, a música gospel é conhecida como uma indústria.
Não é errado você publicar seu trabalho, ser pago por isso e expressar a sua fé, sua vida em suas composições ou em canções de outras autorias, apoio isso verdadeiramente, desde que haja essência e você busque viver o conteúdo de suas letras.
No início da terminologia "Música Gospel", os descendentes de escravos que se convertiam ao cristianismo e cantavam com tanto fervor em suas capelas simplesmente expressando sua fé, alegria e emoção.
Isso é Música Gospel!

Muitos cantores e artistas norte-americanos começaram com a música gospel e cantaram muito gospel durante suas vidas como: Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Ray Charles, Aretha Franklin, entre outros.

2 comentários:

Unknown disse...

Impressionante o quanto vc escreve bem! Parabéns amor!

Edgard MacFraggin' disse...

Impressionante o quanto vc escreve bem! Parabéns amor! [2] hehehehehe